segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Curso intensivo de História da Arte

Curso intensivo de história da arte, com Estêvão Haeser aborda a arte contemporânea brasileira, da Semana de 22 aos dias atuais.

Vik Muniz – Dupla Mona Lisa Depois de Warhol, 1999.       
Cildo Meireles - Inserções em Circuitos Ideológicos 2 -
Projeto Coca-Cola , 1971.

A proposta deste curso intensivo é aproximar os professores e estudantes da arte contemporânea brasileira, informando sobre suas principais matrizes e referências e relacionando-a ao contexto histórico internacional, buscando provocar reflexões acerca da produção artística atual e seus contextos, como a aproximação com a educação e o caráter político de algumas manifestações, por exemplo.

A existência de duas importantes Bienais no Brasil aponta para um cenário artístico efervescente e em constante transformação. Juntamente com o crescente número de universidades que oferecem cursos de graduação e pós-graduação na área das artes, a todo o momento surgem artistas e coletivos trazendo as mais diversas formas de criação, produção, difusão e inserção de suas manifestações artísticas, testando limites e provocando o público a refletir sobre variados temas que permeiam nosso cotidiano. E uma das perguntas que mais se ouve da boca das pessoas diante de tais manifestações é: e isso é arte?

Programa:
Encontro 1 – 18/01/11
Semana de Arte Moderna - Antecedentes, contexto histórico, características do movimento e obras dos artistas mais representativos.
A influência das vanguardas européias - Reflexos da influência da arte moderna européia no modernismo brasileiro.


Encontro 2 – 20/01/11
Movimento Antropofágico – A obra de Tarsila do Amaral e o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade.
Tropicalismo – A vida e a obra de Hélio Oiticica.


Encontro 3 – 25/01/11
Arte Concreta (1950-1960) – Contexto histórico, influências, características e exemplos de obras dos artistas Max Bill, Waldemar Cordeiro e o Grupo Ruptura (SP), integrado também pelos poetas Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos, Ivan Serpa e o Grupo Frente (RJ), integrado por Hélio Oiticica, Lygia Pape, Lygia Clark, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, e o poeta Ferreira Gullar com o Manifesto Neoconcreto.
Arte Conceitual (1960-1980) - Contexto histórico, características, e principais obras dos artistas Cildo Meireles (Brasil), Luis Camnitzer (Uruguai), Joseph Kosuth (E.U.A.), Lawrence Weiner (E.U.A.), Piero Manzoni (Itália), e o movimento Art and Language.
Arte postal – O pioneirismo, o experimentalismo e a vanguarda de Paulo Bruscky.


Encontro 4 – 27/01/11
Anos 1970 e 1980 - Coletivos de artistas – A irreverência dos coletivos brasileiros: Grupo REX, Nervo Ótico, 3NÓS3, KVHR.
Arte Contemporânea Brasileira - Trajetória e obra de artistas e coletivos, como Regina Silveira, Ernesto Neto, Cildo Meireles, Arnaldo Antunes, Vik Muniz, Lúcia Koch, Iran Espírito Santo e GIA.

Cada encontro tem a duração de duas horas. Os participantes receberão pasta com apostila e CD contendo as apresentações em PowerPoint com as imagens abordadas nas aulas.


Sobre Estêvão Haeser
Pós-graduado Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Educação e graduado Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes, ambos da UFRGS, integra a equipe de formação de professores da Fundação Bienal do Mercosul. É professor de História da Arte no Colégio Unificado e desde 2008 vem apresentando e publicando artigos em congressos internacionais, sobre projetos pedagógicos, gênero, arte e educação, tendo publicado em Portugal, Finlândia e Austrália, além do Brasil. Como artista, trabalha com desenho, vídeo, ação e performance. Realizou este mesmo curso no IADE, em Lisboa, em fevereiro de 2009, com apoio da Casa da América Latina


O QUÊ: Curso intensivo de história da arte
QUEM: com o professor Estêvão Haeser
QUANDO: Dias 18, 20, 25 e 27 de Janeiro de 2011, das 18h30 as 20h30.
ONDE: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - sala O Retrato - 4º andar.
Inscrições e informações pelo telefone (51) 8408.8025 ou pelo e-mail estevaodafontoura@gmail.com
QUANTO: R$ 80,00
Vagas limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário