segunda-feira, 22 de março de 2010

CEEE na Cultura disponibillizará oficinas sobre produção cinematográfica, música e educação

O Grupo CEEE realizará, no próximo dia 23, uma programação cujo propósito é o de divulgar os patrocínios realizados pela empresa em 2009. Trata-se da primeira edição do CEEE na Cultura, evento que será sediado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e no Theatro São Pedro, consistindo em uma retrospectiva lúdica dos patrocínios de âmbito cultural e social concedidos pela empresa nos últimos dois anos. No CCCEV, o CEEE na Cultura irá englobar oficinas, sessão de autógrafos e uma série de surpresas ao longo do dia, quando o público poderá participar das oficinas Claquete, voltada aos interessados em produção cinematográfica; Mário Quintana, cujo tema será o case do projeto Braille Quintana, lançado no ano passado, e Arte-Educação em Sonoridade, voltado a estudantes de música e que tem como proposta estimular a criatividade. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail ceeenacultura@duettoweb.com.br. Informações adicionais são obtidas no telefone (51) 3331-2774.

A oficina Claquete ocorrerá às 14h, no Auditório Barbosa Lessa, localizado no 4º andar do CCCEV. Nela, serão apresentados os projetos de cinema patrocinados pelo Grupo CEEE. Haverá debates sobre produção cinematográfica o produtor Beto Rodrigues e os diretores Henrique de Freitas Lima, Saturnino Brito, Alexandre Derlam, René Goya e Arthur de Faria. Com filmes em diferentes etapas de finalização, os profissionais trarão materiais das produções A Casa Elétrica, longa metragem que resgata a história da criação da primeira fábrica de gramofones da América Latina; Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto, série de TV a ser veiculada em emissoras públicas, Espia Só, cinematografia que aborda a vida de Octávio Dutra, um dos precursores do chorinho, e Mais uma Canção, documentário sobre a vida e a obra do músico Bebeto Alves. Gratuitas, as inscrições para a oficina Claquete estão limitadas a 160 participantes e podem ser efetuadas até o dia 22 de março. Ao final do evento, serão disponibilizados certificados de participação.

Às 15h, irão ocorrer as oficinas Mário Quintana e Arte-Educação em Sonoridade, localizadas, respectivamente, na Sala Memorial (3º andar do CCCEV) e na Sala Noé de Mello Freitas (2º andar do Centro Cultural). A primeira terá como palestrante Leocádia Costa, uma das realizadoras de O Braille Quintana – Coleção Mario Quintana para a Infância, que traz a obra infantil do poeta e é dirigida aos mais de 46 mil jovens e crianças com deficiência visual. Leocádia falará sobre a importância deste trabalho, que leva o tema da acessibilidade para a sala de aula. Arte-Educação em Sonoridade será apresentada por Edu Pacheco, responsável pelo projeto social Cuíca em Santa Maria, que abordará a sonoridade obtida a partir de materiais reciclados e do corpo humano.

Outra atividade aberta ao público será o lançamento, às 17h30min, do livro Identidade, de autoria de Leonid Streliaev, publicação patrocinada pelo Grupo CEEE que reúne fotos de todas as etnias que formaram o povo gaúcho. O autor participará de sessão de autógrafos na Sala O Retrato, no 4º andar do CCCEV. Pela manhã, a Associação Missionária de Beneficência São José, a Associação de Moradores da Antiga Vila Divinéia e o Instituto Previdência, entidades voltadas à população carente irão prestigiar o espetáculo teatral Os Maluquinhos e a Oficina com Carlos Urbim, patrono da última Feira do Livro que desenvolve um trabalho de envolvimento do jovem com a leitura. O público poderá, ainda, conferir as exposições Um Olhar sobre o Cotidiano dos Mbyá-Guarani, que reúne registros fotográficos de aldeias e acampamentos de Porto Alegre e das Missões de São Miguel, e Viagem ao Centro da Luz, exposição sensorial de percurso que enfoca os 180 anos da história da iluminação pública em Porto Alegre.

O que: CEEE na Cultura, retrospectiva lúdica dos patrocínios de âmbito cultural e social concedidos pelo Grupo CEEE nos últimos dois anos.
Quando: dia 23 de março, das 14h às 17h30min.
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.
Quanto: entrada franca.
Observação: as inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail ceeenacultura@duettoweb.com.br Informações adicionais são obtidas no telefone (51) 3331-2774.

Nenhum comentário:

Postar um comentário