quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo recebe encontro de poetas

 

Espetáculo é uma homenagem à Armindo Trevisan e Fernando Pessoa

 
 
 

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Associação Amigos do Palacinho promovem uma homenagem ao aniversário de 80 anos do poeta Armindo Trevisan. Para o evento, foi selecionado um espetáculo que reúne uma pesquisa, de dez anos, do ator Jairo Klein sobre a obra literária do poeta português Fernando Pessoa, destacando sua figura marcante e seus heterônimos mais conhecidos. O espaço cênico é intimista e dividido em três planos: o da realidade, o da ilusão e o da memória.

O resultado do trabalho é o espetáculo Eu, Pessoa e os Outros Eus que será apresentado no dia 17 de setembro, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verisssimo. A obra selecionada de Fernando Pessoa é interpretada por Jairo Klein e Maninha Pedrosa e ao término da encenação, “Fernando Pessoa” convida outros poetas para um Encontro de Poetas os quais interpretam a obra poética de Armindo Trevisan.

A entrada é franca e a programação conta, também, com o apoio da da Câmara Rio-Grandense do Livro e da Associação Gaúcha de Escritores.

O  homenageado

Armindo Trevisan nasceu em Santa Maria, RS, em 1933. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Fribourg, Suiça, com a tese Ensaio sobre o Problema da Criação em Bergson. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbekian em Lisboa e professor de História da Arte e Estética na Universidade federal do Rio Grande do Sul. Lecionou no curso de Pós-graduaçao em Artes Visuais da UFRGS.

Autor de inúmeros livros de poesia e ensaios é detentor de importantes distinções como “Prêmio Nacional de Poesia Gonçalves Dias”, em 1964, pelo livro Surpresa do Ser. Em 1972 recebeu o “Prêmio Nacional de Brasília” com a obra O Abajur de Píndaro.

O autor tem poemas traduzidos em várias línguas, como alemão, italiano, espanhol e inglês.

No mês de seu aniversário, lança o livro Adega Imaginária, inspirado pelos versos de Luiz de Camões e Carlos Drummond de Andrade: um brinde ao sexo e ao amor. Na segunda parte do livro, O Relincho do Cavalo Adormecido, o poeta revisita seus temas prediletos: erotismo, religião e arte, inspirados em Baudelaire. Foi Patrono da Feira do Livro, em 2001.

O quê: Encontro de Poetas em homenagem a Armindo Trevisan

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Quando: 17de setembro, terça-feira, às 19h

Quanto: Entrada Franca

Realização: Associação Amigos do Palacinho, Gabinete da Primeira-Dama e Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Apoio: AGES, Câmara Rio-Grandense do Livro, Café Arquipélago

Patrocínio: Banrisul e Corsan


Armindo Trevisan - Foto Guga Marques / Comunicação CEEE



Nenhum comentário:

Postar um comentário