quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mais um mês de Luis Fernando Humoríssimo. Uma homenagem por cima dos panos


A riqueza de personagens do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo é o tema da exposição Luis Fernando Humoríssimo: Uma homenagem por cima dos panos, que pode ser visitada por mais um mês em Porto Alegre. A mostra, que reúne 20 artistas talentosas e apaixonadas pela arte têxtil, e que já foi prestigiada por mais de mil pessoas desde que abriu, no início de julho, apresenta a obra deste que é um dos escritores mais lidos no Brasil de forma diferente, feita com agulhas, tecidos, linhas e bordados.
Uma homenagem por cima dos panos. Essa é exposição que o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e a Maria Rita Caminhos Culturais inauguram, no dia 02 de julho às 19h, inspirada na obra do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo. A mostra é composta por 19 painéis focados nos personagens do cronista, com técnicas de tapeçaria de recorte, bordado, aplicação e papel artesanal. A visitação ficará aberta ao público até o dia 28 de agosto, na sala “O Arquipélago” do CCCEV, localizada no primeiro andar do  prédio, que fica na rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A ação inclui, ainda, uma exposição de fotografias de autoria de Dulce Helfer, com o título Luis Fernando Muitoverdadeiro, que será exibida no mesmo período, no mezanino do 1º andar (cafeteria). O CCCEV funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 19h e, sábados, das 11h às 18h.

Maria Rita Webster, administradora cultural, diretora do Maria Rita Caminhos Culturais e do site Memória Têxtil, diz que “homenagear Luis Fernando Verissimo é fácil: méritos não faltam, sobram oportunidades. Difícil é encontrar abordagem à altura do homenageado”. Segundo ela, “a exposição Luis Fernando Humoríssimo. Uma homenagem por cima dos panos foi concebida como uma afetiva releitura visual da obra do mais querido cronista e humorista do Brasil, e apresenta a criação de vinte artistas têxteis em atividade em Porto Alegre e interior do RS e SP”.
Integram a coletiva, as artistas Ana Perrone, Bárbara Benz, Carmen Netto,  Celina Cabrales,  Christy E. Schimitt, Cris Burger, Deijanira Eli Carneiro de Almeida,  Dinorá Bohrer Silva, Francisca Dallabona, Helena Alapont Abreu,  Lenir Romero Fagundes,  Lia Achutti,  Mara Doratiotto,  Maria Luiza Pizzato,  Marília Diefenthaeler Herter,  Marília Lindemann,  Rachel Tamar Gurski,  Sara Netto,  Vera Aparecida Becker e Vera Regina Baldasso. Muitas integrantes desse grupo já participaram de outros projetos de arte têxtil na área de literatura, coordenados pelo próprio ateliê. Entre eles, a exposição coletiva sobre Erico Verissimo ”Olhai os lírios de Erico”, em 2005, durante as comemorações do centenário de nascimento do escritor, e Adélia entre Linhas, de Dinorá Bohrer Silva, sobre a poesia da mineira Adélia Prado.
Programação especial

O projeto, com patrocínio do Grupo CEEE, integra uma programação especial de dois meses no CCCEV, que reúne atividades e eventos culturais em homenagem ao escritor. Neste ano, ainda, haverá outras duas exposições, uma edição do projeto Literatura Grande do Sul, um Encontros com o Professor e uma palestra sobre a vida e obra de Luis Fernando Verissimo.
A ideia da mostra Luis Fernando Humoríssimo. Uma homenagem por cima dos panos. surgiu em setembro do ano passado, quando o grupo de artistas que integram o ateliê têxtil decidiu que faria uma exposição em 2013 com o tema personagens. O planejamento para colocar a ideia em prática começou e, por decisão unânime, o nome escolhido foi o de Luis Fernando Verissimo. Ela acrescenta que, decidido o tema, foi feito o convite ao jornalista e humorista Fraga para ser o curador do trabalho, pois além de ser profundo conhecedor da obra é amigo pessoal do escritor. “Todas as participantes do projeto são leitoras de Verissimo, reconhecem a riqueza de seu universo e ficaram sensibilizadas em poder homenageá-lo”, destaca Maria Rita.

A maioria dos painéis mede 1,20m x 1,80m e a exposição está formatada em núcleos, numa delas com seis dos principais personagens: Analista de Bagé, Velhinha de Taubaté, Ed Mort, Dora Avante, Família Brasil e as As Cobras. Há, ainda, quatro núcleos paralelos, contemplados com pelos assuntos: crônica, Sexa; romance, Gula – O Clube dos Anjos; Poemas, Poesia Numa Hora Dessas?!; e Cartum, Cabeça de Leitor.










Além de livros e personagens, há um perfil e um retrato: Perfil: As Paixões de LFV; e Retrato: Algumas Linhas Sobre o Autor. Para acrescentar um efeito “sonoro” no ambiente, uma das artistas concebeu a instalação em papel machê: Ah!Ah!Ah!. A homenagem conta também com uma criação especial, que é a Linha do Tempo, pontuada com dados significativos da trajetória do autor.  “O trabalho tem nove metros e impressiona pela extensa produção de Verissimo”, finaliza Maria Rita. Por fim, há as Vitrines: Memorabilia Pessoal, com objetos pessoais do autor.

Coordenadoria de Comunicação Social do Grupo CEEE
Texto: Mara Medeiros
Imagens: Guga Marques





Nenhum comentário:

Postar um comentário