terça-feira, 30 de abril de 2013

Caravana Rabequeiros de Pernambuco chega a Porto Alegre


No dia 03 de maio, a Caravana de Rabequeiros de Pernambuco chega a Porto Alegre, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, para realização de Aula Espetáculo: " A Rabeca Pernambucana: Do Forró ao Cavalo Marinho" e apresentação de show Caravana Rabequeiros de Pernambuco , formado pelos quatro principais solistas da rabeca no Brasil. A etapa Porto Alegre da Caravana tem a promoção do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Quatro dos mais ativos solistas da rabeca do País reúnem-se pela primeira vez e apresentam o espetáculo Caravana Rabequeiros de Pernambuco numa turnê nacional. No palco, Cláudio Rabeca, Maciel Salu, Renata Rosa e Mestre Luiz Paixão, - em suas idiossincráticas referências musicais - mostram a rabeca como protagonista de uma imersão sonora à cultura popular nordestina. No mês de maio, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife receberão o encontro.

A parceria do Centro Cultural garantirá acesso, através do Programa de Inclusão Cultural do Grupo CEEE, de 25 jovens moradores dos Territórios de Paz de Porto Alegre à apresentação e à aula espetáculo na capital gaúcha.
Numa ambiência polivalente, derivada da mistura entre as singularidades de cada um dos Rabequeiros e Músicos, é possível viajar pelo universo particular da rabeca e a sua relevância entre as matizes da música pernambucana. Marcante entre diversas gerações, a rabeca se desvela no show do tradicional som de Mestre Luiz Paixão ao ouvido “forasteiro” de Renata Rosa, entre solos, duetos ou com os quatro em cena ao mesmo tempo. O repertório, intercalado entre pontuações instrumentais e canções, traz um pouco das músicas dos quatro artistas e algumas surpresas conjuntas.

Na turnê, os rabequeiros são acompanhados na percussão por Gilú Amaral (Orquestra Contemporânea de Olinda) e Guga Amorim (Quarteto Olinda) e nas cordas por Rodrigo Samico (Saracotia) e Hugo Linns, que assina também a direção musical do espetáculo.
A ideia do projeto, patrocinado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), partiu de Cláudio Rabeca, realizador do disco Rabequeiros de Pernambuco, que compilou em 2011 o registro sonoro de 24 instrumentistas do Estado. A turnê Caravana Rabequeiros de Pernambuco, surge como continuidade para preservação e difusão da rabeca, neste contexto unida pelo talento dos quatro representantes de trabalhos consistentes, com discos gravados e ótima aceitação de crítica e público.

Serviço:
Aula Espetáculo: A Rabeca Pernambucana: Do Forró ao Cavalo Marinho.
Dia: 03 de maio     
Horário: 14h
Local: Sala O Retrato - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico Porto Alegre/RS)
Ingressos: gratuitos (capacidade para 40 pessoas – retirada de senhas 1h antes do inicio.)
Show: Caravana Rabequeiros de Pernambuco
Horário: 19h30
Local: Auditório Barbosa Lessa - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas,1223 - Centro Histórico Porto Alegre/RS)
Ingressos: R$10,00 (desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística) – a venda no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

Promoção: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Patrocínio: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Governo de Pernambuco e Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Produção Nacional: Anilina Produções.
Produção Porto Alegre: MS2 Produtora
Informações: (51) 3228 9710 e 3226 7974


Nenhum comentário:

Postar um comentário