sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CCCEV recebe Piquenique no Jardim

O resgate do convívio com a natureza e o interesse das crianças pelas artes e, em especial pela poesia, é a temática da exposição que entra em cartaz nessa terça-feira, dia 2, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Baseada no livro “Piquenique no Jardim”, com poemas de Cleonice Bourscheid e receitas da nutricionista Gabriela Zanatta Port, a exposição traz 30 painéis impressos de ilustrações do artista Alfredo Aquino.

O evento integra o Programa de Inclusão Cultural da Coordenadoria Sociocultural do Grupo CEEE e contará com uma esquete teatral e uma visita guiada para 30 alunos da Escola Rafaela Remião, Lomba do Pinheiro, na sexta-feira, dia 5. A esquete será realizada pelos atores Bruna Espinosa e Diego Machado, com figurinos de Francisco de Los Santos.

A autora do livro estará disponível para um bate-papo com escolas interessadas, nos dias 2, 5, 19 e 26 de outubro, entre 10 e 15h.

A exposição é uma promoção e realização do CCCEV, em parceria com a Editora ArdoTempo e com apoio da Nestlé.




Serviço: Exposição Piquenique no Jardim

Data: Lançamento de livro e exposição, dia 2/10, às 19h, no Memorial Erico Verissimo (3º andar do CCCEV)

Esquete teatral e visita à exposição: dia 5/10, às 15h, para 30 alunos de 5 a 10 anos da Escola Rafaela Remião, Lomba do Pinheiro

Visitas de grupos e escolas à exposição, com a presença da autora: dias 2, 5, 19 e 26/10

Local: Memorial Erico Verissimo, 3º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico)

Evento gratuitos. Para agendamento de escolas, é necessário fazer a solicitação através do e-mail social@cccev.com.br, ou por telefone – 51 3226-7974 e 3226-5342, com Gustavo.


Saiba mais sobre:


Cleonice Bourscheid

Educadora, escritora, agente cultural e mentora do Projeto Piquenique no Jardim, tem sua vida profissional ligada à educação, às artes e à literatura. Foi coordenadora do Programa Construção da Cidadania do SINEPE/RS. É autora dos livros infantis Passa, passa, passarinho e Comadre Corujinha & Compadre Gavião pela EDUNISC e dos livros de poesia Ave, Pássaro pela Nova Prova e Ave, Flor pela Ar do tempo. O Projeto Ave, Pássaro foi indicado ao Prêmio Açorianos de 2008, na categoria Projeto de Incentivo à Leitura, e homenageado como Destaque em Literatura pelo SINEPE-RS, Sindicato das Escolas Privadas do Rio Grande do Sul. O Projeto Ave, flor leva a literatura, a música e as artes plásticas, de forma integrada à comunidade do Rio Grande do Sul, através de recitais, exposições e distribuição do livro Ave, Flor às bibliotecas públicas estaduais e municipais. Tem participado de vários eventos, como a Feira do Livro de Porto Alegre, Feira do Livro Infantil no Jardim Botânico da capital, além de encontros relacionados à temática literatura/meio ambiente em parques e escolas da capital e do interior. Atualmente, este projeto faz parte do circuito SESC-RS Cultura por toda a parte, percorrendo todo o interior do Rio Grande do Sul. Em 2010, foi apresentado no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, permanecendo em exibição durante os meses de novembro e dezembro. É Vice-Presidente Cultural da Associação Amigos do Palacinho e Coordenadora de Projetos da Associação Jovem Leitor.


Gabriela Zanatta Port

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Metodista IPA. Especialista em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Paschoal/Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Mestranda em Medicina: Hepatogia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Assessora Técnica Nestle Health Science.


Bruna Espinosa – atriz

Psicóloga (PUCRS) e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Autônoma de Barcelona, onde desenvolveu sua pesquisa sobre os Programas de Palhaços de Hospital na Promoção da Saúde. Atriz, formou-se pela pedagogia da criação teatral de Lecoq na Escola Internacional de Teatro Berty Tovías, especializando-se em clown com Philippe Gaulier e Merche Ochoa (Barcelona). Integrante da Associação Internacional de redes para a cultura e as artes (INCA), participou como promotora de diferentes projetos internacionais que visavam o debate social entre jovens através do teatro. Pianista e cantora, ex acadêmica do curso de Licenciatura em Música no Instituto de Artes da UFRGS, atuou no campo musical como intérprete nos grupos Sambalucía e Brasileando (Barcelona) e como professora de piano e musicalização infantil. Atualmente integra o grupo de teatro de rua Oigalê, atuando nas peças O Negrinho do Pastoreio e Miséria, servidor de dois estancieiros.


Diego Machado – ator e diretor

Fundador e articulador do Bloco da Laje, tem participado de várias produções locais e fora do estado, como ator e como diretor. Atualmente integra o grupo de teatro de rua Oigalê, atuando nas peças O Negrinho do Pastoreio e Miséria, servidor de dois estancieiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário