terça-feira, 10 de julho de 2012

CCCEV realiza debate sobre a importância das palavras no universo da deficiência visual


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e a empresa Mil Palavras – Acessibilidade Cultural promovem, dia 14 de julho (sábado), das 10 às 13h, o painel Quando as Palavras Valem por Mil Imagens. O evento, que será no auditório Barbosa Lessa, 4º andar, na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, marca o encerramento do curso de Capacitação de Audiodescritores, iniciado no mês de abril.

Letícia Schwartz, Audiodescritora da Mil Palavras, responsável pelo painel apresentará uma palestra sobre o recurso da Audiodescrição, ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Participam do evento, com depoimentos, Euclides Schaedler Junior, Jefferson Campos Beck e Márcia Beatriz dos Santos.

O curso é uma realização do CCCEV, em parceria com a Mil Palavras, que trata sobre a inclusão cultural de pessoas com deficiência visual, através da Audiodescrição, onde é possível traduzir em em palavras toda e qualquer imagem necessária à compreensão do conteúdo audiovisual por parte de pessoas que apresentem esta limitação.

A audiodescrição contempla um mercado em expansão que envolve cinema, TV, teatro, DVD, exposições, shows, web, desfiles de moda, roteiros turísticos, competições esportivas, entre outros.  No Brasil, existem atualmente mais de 16 milhões de pessoas que, em função da deficiência, são excluídas da vida cultural e, consequentemente, da interação social, do enriquecimento  intelectual e das emoções que a arte e a cultura proporcionam.

Na ocasião, serão exibidos os trabalhos dos alunos resultantes dos três meses de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário