quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sarau abre exposição Tempo de Almanaque




O sarau apresentado pela poetisa Daniela Damaris e pelo colunista do jornal Zero Hora, Ricardo Chaves, o Kdão, inaugurou na noite da quarta-feira, dia 13 de junho, a exposição Tempo de Almanaque, com o tema “A indústria farmacêutica no Brasil”. A mostra está na sala O Arquipélago, 1º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.

Kdão e Daniela
A exposição tem como base o acervo da pesquisadora e escritora cuiabana Yasmin Nadaf. Além de fazer uma viagem pelos almanaques que durante décadas divulgaram a existência de produtos como o Dinamagenol, o Elixir Nogueira, o Petrolovo e o Sabonete Orgel, o público vai poder conhecer as revistinhas de farmácia que compõem a coleção e foram publicadas entre o período de 1902 até 2009.

No sarau, Daniela e Ricardo resgataram um pouco das muitas histórias que marcaram a importância dos almanaques no cotidiano dos brasileiros em épocas passadas. Sua efervescência precederam os computadores no dia-a-dia das pessoas. Ricardo brincou dizendo que “os almanaques eram o Google de hoje”. Daniela lembrou a diversidade de conteúdos que os almanaques traziam, tais como horóscopo, dias bons para a pesca (fases da lua), passatempos, histórias em quadrinhos, entre outros. Eram publicações recheadas de imagens, com seção dedicada à palavra do leitor, visavam popularizar o consumo de produtos de saúde e de beleza de determinadas marcas, além de encorajar a inclusão de práticas higiênicas no cotidiano. A poesia publicada nos almanaques também foi lembrada e recitada no sarau.

O funcionamento do CCCEV é de terça a sexta-feira, das 10 às 19h, e aos sábados, das 11 às 18h. Entrada franca. Informações no telefone (51)3226.7974.



Fotos: Paulo Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário