quarta-feira, 13 de junho de 2012

Literatura e cinema





O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) promove, a partir do dia 20 de junho, a oficina A Literatura na Vertigem do Cinema, ministrado por Ronald Augusto. O evento será realizado às quartas-feiras, das 18h30min às 21h30min, num total de oito encontros. Valor do investimento por participante é de R$ 400,00, que pode ser pago em duas parcelas. Informações e inscrições pelo telefone (51)3226.7974, com Mariane, das 13h30min às 18h30min.

Na programação, constam as obras cinematográficas produzidas até meados do século 20, mas a oficina não visa abordar a arte do cinema relacionada à literatura de um modo exaustivo, nem enciclopédico. O objetivo é trabalhar com a síntese e a analogia. Os recortes propostos têm como interesse as relações de encontro e de desencontro entre as duas expressões, na tentativa de discutir alguns pontos (soluções fílmicas) que servem para definir a gramática desse gênero e de como ele acaba por interferir no texto literário.

O conteúdo programático inclui os seguintes aspectos que serão desenvolvidos: - A elipse do cinema: os prazeres da velocidade; - A literatura e interpolação homérica; - O narrador plural do cinema; - Cinema-linguagem: ficção, documento e memória; - O processo, de Kafka e Welles; Noites brancas, de Dostoiéviski e Visconti; Madame Bovary, de Flaubert e Minelli e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro e Manuel Bandeira.
Em todos os encontros haverá apresentação integral ou parcial de um filme que será utilizada para a dinâmica do curso, que propõe um amplo espaço para o debate e a discussão sobre a aproximação entre esses dois modos de expressão: a palavra e a imagem em movimento.

Sobre Ronald Augusto – Escritor que atua em inúmeras áreas: poeta, músico e ensaísta. Com poeta alcançou expressividade no cenário nacional e até mesmo mundial, de tal forma que suas produções foram publicadas em revistas literárias, bem como em antologias, dentre elas destacamos: A Razão da Chama, organizada por Oswaldo de Camargo (1986), a revista americana Callaloo: African Brasilian Literature: a special issue, EUA (1995 e 2007), a revista alemã Dichtungsring Zeitschrift für Literatur, entre outras. As principais temáticas presentes no repertório intelectual de Ronald Augusto referem-se à poesia contemporânea e à literatura negra no Brasil. Entre essas publicações, um estudo referente à obra de Cruz e Sousa mereceu destaque e por este trabalho o escritor recebeu a Medalha de Mérito, conferida pela Comissão Estadual para Celebração do Centenário de Morte de Cruz e Sousa. Além disso, o poeta recebeu ainda o Troféu Vasco Prado, na 9ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, em agosto de 2001 e o Prêmio Apesul Revelação Literária, em 1979. Atualmente, Ronald realiza palestras e oficinas/cursos abordando assuntos como música, poesia contemporânea e visual. Em 2007, criou ao lado do poeta Ronaldo Machado a Editora Éblis, voltada para a poesia. É editor associado do website www.sibila.com.br. Dentre suas principais publicações destacam-se Homem ao Rubro, de 1983, Puya, com a primeira edição em 1987; e ainda um dos seus mais recentes trabalhos, que recebeu o nome de Confissões Aplicadas, de 2004. Recentemente, publicou pela editora Éblis o livro de poemas No Assoalho Duro (2007).





Nenhum comentário:

Postar um comentário