sexta-feira, 25 de maio de 2012

Homenagem à Lila Ripoll no sarau Poetas Iluminadas


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo realiza, dia 30 de maio, às 19h, mais uma edição do Quarta Tem Sarau no Quarto – Poetas Iluminadas de 2012, na sala O Retrato, 4º andar. O evento tem a coordenação e apresentação da poeta, cantora e jornalista Angélica Rizzi. A homenageada desta noite será a poeta gaúcha Lila Ripoll. A entrada é franca.

Lila Ripoll
O Sarau Poetas Iluminadas é uma homenagem às mulheres que se destacam no cenário artístico-cultural da cidade. A iniciativa integra a programação especial das quartas-feiras do CCCEV, que além do sarau de Angélica Rizzi possui outros três eventos que promovem a poesia, com a coordenação de diferentes poetas.

Além de recitar poemas de Lila Ripoll, a cantora apresentará canções de seus CDs Águas de Chuva e Angélica Rizzi à italiana, este último em fase de finalização. Participação especial do violonista Chico Merg. Confira: www.cccev.blogspot.com.br ou www.angelicarizzi.com. Informações no (51)3226.7974


Sobre Lila Ripoll
Lila Ripoll (Quaraí RS 1905 - Porto Alegre RS 1967) formou-se em Piano no Conservatório de Música, atual Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Na década de 1930 foi diretora do Departamento Cultural do Sindicato dos Metalúrgicos, onde militou pelo Partido Comunista, além de integrante do gabinete do Secretário da Educação Coelho de Souza. Em 1938, ocorreu a publicação de De Mãos Postas, seu primeiro livro de poesia. Em 1950, foi candidata a deputada estadual pelo Partido Comunista. Participou, em 1951, no grupo Partidários da Paz, vinculado ao Conselho Mundial da Paz, com Graciliano Ramos, Dyonelio Machado e Laci Osório. Ainda em 1951, recebeu o prêmio Pablo Neruda da Paz, pelo livro Novos Poemas, em Praga (Checoslováquia). Foi presa após o golpe militar de 1964, e libertada em seguida por motivo de doença. Sua obra poética inclui os livros Por quê? (1947), Primeiro de Maio (1954), O Coração Descoberto (1961) e Águas Móveis (1967), entre outros. Sua poesia vincula-se à segunda geração do modernismo e é profundamente marcada pelo engajamento político. No entanto, segundo o crítico Cyro Martins, ela "soube preservar o seu lirismo, as suas cismas de poeta autêntico, mesmo quando seu estro serviu a motivos de civismo heróico como no longo poema 'Primeiro de Maio', em que chama pelos nomes os operários que caíram chacinados durante uma passeata dissolvida a bala

Angélica Rizzi
Sobre Angélica Rizzi - Inspirada por clássicos como Dostoievski, Balzac, Stendhal e Rilke, apresentou sua poesia lírica em versos (coleção Arco-íris Poético, 2002, Imprensa Livre) intitulados Parando para Pensar; Poesia para Todos; Prisioneiro da Paixão; Palavras e Existir, nos quais abordou temas como amor e paixão, fruto de suas vivências e  reflexões. Seu poema Prisioneiro da Paixão foi transformado em sarau musical em 2004 e apresentado em livrarias de Porto Alegre-RS.
Em 2009 lançou o livro infantil, Manoelito o Palhaço Tristonho, na 55º Feira do Livro de Porto Alegre, em versão bilíngüe, com escrita de sinais para surdos (sign writing). Em novembro de 2010, durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, lançou seu segundo livro infantil, Sol e as Ovelhas, com escrita de sinais para surdos (sign writing) e ilustrações de Auracebio de Souza Pereira. Ainda nesse ano, lança, no dia três de dezembro, na Palavraria, seu primeiro livro de contos, Clube dos Solitários (Giz Editorial), no qual tematiza sobre a solidão e a busca da liberdade. Desde novembro de 2010 realiza em diversos espaços culturais da cidade seu Sarau Itinerante Poetas Iluminados, no qual apresenta releituras das canções e poemas do universo beat em homenagem ao escritor Jack Kerouac,que serviu de inspiração ao seu último livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário