sexta-feira, 11 de maio de 2012

História e formação cultural de Porto Alegre e Pelotas em debate



Será realizado na próxima terça-feira, dia 15 de maio, às 19h, no auditório Barbosa Lessa, 4º andar do CCCEV, o painel As Cidades e as Palavras – História e Formação Cultural das Cidades de Porto Alegre e Pelotas. Os painelistas serão o historiador Sérgio da Costa Franco, o professor Arnoldo Doberstein e o escritor Mario Osorio Magalhães.

Arnoldo Doberstein com Sabrina Lindemann (CCCEV)
 Os três painelistas irão conversar sobre o desenvolvimento e a importância das pesquisas que desenvolveram, que resultaram em obras literárias e exposições fotográficas, em exibição no CCCEV até o final deste mês de maio. Sérgio da Costa Franco, autor do livro Porto Alegre Ano a Ano, diz que a obra preenche lacunas existentes e relacionadas a aspectos da história da Capital. Algo semelhante pode-se afirmar sobre a publicação de Mario Osorio Magalhães, História e Tradições da Cidade de Pelotas, que apresenta todo o seu envolvimento afetivo com a cidade e abordagens detalhadas do passado pelotense. Arnoldo Doberstein, no entanto, trata em seu livro Estatuária e Ideologia a questão da pintura sacra, onde destaca os pintores Emilio Sessa e Aldo Locatelli, que juntamente com Adolfo Gardoni, vieram em 1948 para o Brasil para pintar a Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas.

Fotografia do livro e da exposição Porto Alegre Ano a Ano

Além disso, os painelistas pretendem estabelecer, através da religiosidade, um elo entre os diferentes trabalhos executados, que também serviram de inspiração para a concepção das exposições fotográficas produzidas e que estão em cartaz no CCCEV. Informações e inscrições pelo telefone (51)3226.7974 ou pelo email cccev@cccev.com.br

Exposição com fotos da cidade de Pelotas


Nenhum comentário:

Postar um comentário