quarta-feira, 21 de março de 2012

Hoje tem Sarau no Quarto


Jane Austen
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, promove dia 21 de março, às 19h, o primeiro Quarta Tem Sarau no Quarto – Poetas Iluminadas de 2012, na sala O Retrato, 4º andar. A coordenação e a apresentação são da poetisa, cantora e jornalista Angélica Rizzi. Nesta edição, Angélica presta homenagem à escritora britânica Jane Austen.  O acompanhamento musical será de Chico Merg, no violão. A entrada é franca.

O sarau Poetas Iluminadas sempre homenageia uma figura feminina que foi ou é destaque nos mais variados campos das artes. O projeto Quarta Tem Sarau no Quarto ocorre todas as quartas-feiras, sempre com temáticas variadas, de diversos autores, com a coordenação e apresentação de um dos quatro poetas parceiros do CCCEV. 

Sobre Jane Austen - Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson. Seu segundo livro, Pride and Prejudice (1797), tornou-se sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser descriminada no meio editorial. Morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasion e Northanger Abbey, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

Angélica comanda o sarau
Sobre Angélica Rizzi - Inspirada por clássicos como Dostoievski, Balzac, Stendhal e Rilke, apresentou sua poesia lírica em versos (coleção Arco-íris Poético, 2002, Imprensa Livre) intitulados Parando para Pensar; Poesia para Todos; Prisioneiro da Paixão; Palavras e Existir, nos quais abordou temas como amor e paixão, fruto de suas vivências e  reflexões. Seu poema Prisioneiro da Paixão foi transformado em sarau musical em 2004 e apresentado em livrarias de Porto Alegre-RS. Em 2009 lançou o livro infantil, Manoelito o Palhaço Tristonho, na 55º Feira do Livro de Porto Alegre, em versão bilíngüe, com escrita de sinais para surdos (sign writing). Em novembro de 2010, durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, lançou seu segundo livro infantil, Sol e as Ovelhas, com escrita de sinais para surdos (sign writing) e ilustrações de Auracebio de Souza Pereira. Ainda nesse ano, lança, no dia três de dezembro, na Palavraria, seu primeiro livro de contos, Clube dos Solitários (Giz Editorial), no qual tematiza sobre a solidão e a busca da liberdade.
Desde novembro de 2010 realiza em diversos espaços culturais da cidade seu Sarau Itinerante Poetas Iluminados, no qual apresenta releituras das canções e poemas do universo beat em homenagem ao escritor Jack Kerouac,que serviu de inspiração ao seu último livro.

Chico Merg


Nenhum comentário:

Postar um comentário