segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Quarta Tem Sarau no Quarto e os sentimentos de mundo



Será realizado nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, às 19h, na sala O Retrato, 4º andar, o projeto Quarta Tem Sarau no Quarto - Sentimentos de Mundo, com a poeta Daniela Damaris. Trata-se da estreia do evento Sentimentos de Mundo, que neste primeira edição prestará homenagem à poesia de Wilawa Szymborska. O evento contará a participação do jornalista e poeta Romar Beling. A entrada é franca

Daniela Damaris
Segundo Daniela Damaris, o 'sentir' é a única linguagem universal, onde a poesia permite perceber e expressar essa linguagem a partir dos mais diferentes olhares. “Cada poeta, à sua maneira, fala-nos de sentimentos, diz-nos o mundo”, ressalta. E o sarau Sentimentos de Mundo propõe-se a fazer um passeio pelo que há de melhor na poesia estrangeira e nacional. Nomes importantes, cuja literatura, muitas vezes, não têm a visibilidade que lhe seria devida em nosso cenário, serão apresentados ao público a partir de uma breve discussão sobre suas vidas e obras e da leitura de seus poemas.

No primeiro semestre de atividades, cada edição será dedicada a homenagear um (a) poeta estrangeiro(a), enquanto que no segundo semestre a poesia nacional receberá destaque especial, com convidados que sejam conhecedores dos autores em questão. “Um compartilhar de sentimentos que ultrapassam fronteiras, eis o que o sarau se propõe apresentar”, ressalta Daniela Damaris.

Wislawa Szymborska
Sobre Wisława Szymborska (Kórnik, 2 de Julho de 1923) – Escritora polonesa que se destacou como poetisa em obra que tem como tema as vicissitudes da Polônia moderna. Emprega uma linguagem simples e coloquial, herança do realismo social que dominou a Europa oriental, mas sua modernidade se revela no tom irônico e na complexidade formal de muitas de suas poesias. Recebeu o Nobel de Literatura de 1996. Mulher discreta, avessa a viagens e badalações literárias. Desde a premiação, sua poesia ultrapassou a barreira da língua e ganhou o mundo, traduzida para os mais diversos idiomas. No Brasil, entretanto, ela é quase desconhecida.


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) realiza nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, às 19h, na sala O Retrato, 4º andar, na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, o projeto Quarta Tem Sarau no Quarto - Sentimentos de Mundo, com a poeta Daniela Damaris, que receberá para um bate-papo, o jornalista e poeta Romar Beling. Esta primeira edição do evento Sentimentos de Mundo fará uma homenagem à poesia de Wilawa Szymborska. A entrada é franca

Segundo Daniela Damaris, o sentir é a única linguagem universal, onde a poesia permite perceber e expressar essa linguagem a partir dos mais diferentes olhares. “Cada poeta, à sua maneira, fala-nos de sentimentos, diz-nos o mundo”, ressalta. E o Sarau Sentimentos de Mundo propõe-se a fazer um passeio pelo que há de melhor na poesia estrangeira e nacional. Nomes importantes, cuja literatura, muitas vezes, não têm a visibilidade que lhe seria devida em nosso cenário, serão apresentados ao público a partir de uma breve discussão sobre suas vidas e obras e da leitura de seus poemas.
No primeiro semestre de atividades, cada edição será dedicada a homenagear um (a) poeta estrangeiro(a), enquanto que no segundo semestre a poesia nacional receberá destaque especial, com convidados que sejam conhecedores dos autores em questão. “Um compartilhar de sentimentos que ultrapassam fronteiras, eis o que o sarau se propõe apresentar”, ressalta Daniela Damaris.

Sobre Wisława Szymborska (Kórnik, 2 de Julho de 1923) – Escritora polonesa que se destacou como poetisa em obra que tem como tema as vicissitudes da Polônia moderna. Emprega uma linguagem simples e coloquial, herança do realismo social que dominou a Europa oriental, mas sua modernidade se revela no tom irônico e na complexidade formal de muitas de suas poesias. Recebeu o Nobel de Literatura de 1996. Mulher discreta, avessa a viagens e badalações literárias. Desde a premiação, sua poesia ultrapassou a barreira da língua e ganhou o mundo, traduzida para os mais diversos idiomas. No Brasil, entretanto, ela é quase desconhecida.
Sobre Daniela Damaris – Nasceu na localidade Linha dos Pomeranos, Agudo, RS, 01/11/1985). Reside em Porto Alegre. É formada em Letras – Português e Literatura pela Unifra, de Santa Maria (2008), e mestranda do curso de Teoria da Literatura da PUCRS (2011-2012), onde se dedica à pesquisa e análise da obra do poeta Élvio Vargas. Professora na área de Letras (português, literatura, inglês, redação), já atuou em turmas de educação infantil, ensino fundamental e médio e em preparatórios para vestibular e concursos públicos na Capital e no interior do estado. Atualmente, trabalha como revisora de textos. É poeta, autora de Lótus (Alcance, 2010), Cais de Cítara (Pradense, 2011) e participa das antologias 2ºs Jogos Florais do Século XXI (aBrace, 2010) e VI Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de Poesia (Bahia, 2011). Foi premiada com menção honrosa com o poema Soturna Conjuntura (Montevidéu, 2010), primeiro lugar com Monólogo (Petrópolis, RJ, 2010), quarto lugar com Soutache e Papiros (São Paulo, 2011) e classificação com Dueto Urbano (Bahia, 2011). Mantém o blog Arte de Poetizar, em que partilha poemas inéditos de sua autoria, apreciações de suas leituras e atividades culturais.
Romar Beling
Romar BelingNasceu na localidade Linha dos Pomeranos, Agudo, RS, 42 anos, é formado em Letras - Português e Literatura, especialista em Literatura e mestre em Letras - Leitura e Cognição (Unisc). Reside em Santa Cruz do Sul, onde atua, há vários anos, como jornalista e editor da Editora Gazeta Santa Cruz, empresa da Gazeta Grupo de Comunicações. Mantém o blog Leituras de Mundo, dedicado ao universo da cultura, das viagens, da literatura e das artes em geral. Autor dos livros A história de muita gente  Terra de bravos, este decorrente de pesquisa sobre os vestígios atuais da imigração alemã no Brasil, em virtude da qual viajou para todos os estados brasileiros que registraram imigração oficial de contingentes de germânicos. Em 2011, estreou na poesia, com a obra Noites em chamas (Editora Gazeta) e está lançando seu ensaio Uma poética da memória: o holocausto na obra de Jorge Semprun, pela Edunisc, este com sessão de autógrafos na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 10 de novembro, às 14h30.



Foto de Daniela Damaris: Paulo Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário