quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Homenagem a Pablo Neruda no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo



Pablo Neruda será o homenageado da escritora e poeta Cristina Macedo no próximo Quarta Tem Sarau no Quarto – Aos Mestres com Carinho, dia 17 de agosto (quarta-feira), que tem como convidado o poeta, contista e tradutor José Eduardo Degrazia. O evento é um projeto institucional do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo que ocorre a cada quarta-feira, às 19h, na sala O Retrato, 4º andar. O CCCEV fica na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca.

A proposta do Quarta Tem Sarau no Quarto, organizado e apresentada por poetas, com a parceria do CCCEV, é realizar eventos com temáticas e cenários diversos, promovendo agradáveis momentos de interatividade entre os participantes.


Pablo Neruda
Sobre Pablo Neruda (1904-1973) – Poeta chileno – um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934-1938) e no México. Neruda nasceu em Parral, como Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto. Era filho de José del Carmen Reyes Morales, um operário ferroviário, e de Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha apenas um mês de vida. Ainda adolescente adotou o pseudônimo de Pablo Neruda (inspirado no escritor checo Jan Neruda), que utilizaria durante toda a vida, tornando-se seu nome legal, após ação de modificação do nome civil.

Sobre José Eduardo Degrazia – Nasceu em Porto Alegre em 1951. Publicou dezenas de artigos e crônicas em jornais e revistas do Brasil e do exterior. Tem publicados os livros de poemas, Lavra permanente, Cidade submersa, A porta do sol, Piano arcano e A urna Guarani; seus livros de contos são: O atleta recordista, A orelha do bugre, A terra sem males, e Os leões selvagens de Tanganica; a novela O reino de macambira foi publicada em 2005. Traduziu livros de Pablo Neruda, poetas latino-americanos e italianos. Premiado em poesia, conto, teatro e tradução.

Cristina Macedo
Sobre Cristina Macedo - Natural de Santa Maria, graduada em Letras e mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, Cristina possui contos na antologia Ponto de Partilha I, organizada pelos escritores Valesca de Assis e Rubem Penz, em 2008. Neste ano publicou também contos na coletânea de poesia, ensaios e contos Arca de Impurezas, Território das Artes Editora. Produziu obras literárias que fazem parte do livro Arca Profana, lançado em 2010. Desde 2008 apresenta o Sarau Literário Zona Sul em bares e restaurantes daquela região de Porto Alegre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário