segunda-feira, 4 de abril de 2011

Oficina do 5º FestFotoPoa ocorre no CCCEV

Inserido no contexto de câmeras e ideias, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) abriga a oficina A Fotografia Como Prática Artística Contemporânea, com o mestre em Artes Visuais, João Castilho, inserida na programação do 5º Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestFotoPoa), que inicia nesta quarta-feira, 6. O evento, destinado a fotógrafos e artistas que trabalham ou têm interesse na fotografia no campo das artes visuais, ocorre nos dias 6, 7 e 8 de abril, das 9 às 12h30min., na Sala O Retrato, 4º andar do CCCEV, em continuidade a uma parceria iniciada há três anos. Interessados devem levar um trabalho autoral ou artístico próprio, para apresentar e discutir com a turma. Vagas limitadas. Valor de inscrição R$ 300.

O objetivo do curso é pensar a fotografia além do documento, em suas implicações na arte contemporânea e em sua capacidade crítica de criar novos mundos. Pensar a fotografia como arte, seu percurso, localização histórica e circulação. Dentre os assuntos a serem abordados estão: A fotografia conceitual dos anos 60/70; a fotografia como material da arte nos anos 80/90; a fotografia no virada do século XXI; Fotografia contemporânea: categorizações possíveis; A fotografia no circuito de arte: galerias, museus e bienais; Estudo de obras de artistas e fotógrafos; Leitura em grupo dos trabalhos dos alunos e Bibliografia comentada.

O FestFotoPoA tem como sede a Sala Multiuso Oeste do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028), Centro Histórico de Porto Alegre. A iniciativa pretende reunir na capital gaúcha um grande número de fotógrafos que vêm discutir e trocar experiências sobre imagem, que neste ano adotou como tema do encontro a fotografia de família.

    João Castilho é o instrutor do curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário