terça-feira, 15 de março de 2011

Perfis Ucranianos

No ano em que são comemorados os 120 anos da imigração ucraniana para o Brasil, entra em cartaz, nesta sexta-feira, 18, às 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado na Rua dos Andradas, 1223, centro histórico de Porto Alegre, a mostra Perfis Ucranianos, que relata a trajetória deste povo que ao chegar em terras brasileiras instalou-se na Região das Rotas dos Tropeiros no Paraná. Com visitação gratuita, a exposição permanece até o dia 20 de abril, de terça às sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados das 11h às 18h.

O trabalho foi estruturado em pesquisa realizada no interior paranaense pelo artista plástico Rauricio Barbosa, que resultou em obras com dimensões que variam entre 80cm x 60cm e 2m x 1,7m, pautadas em narrativa cronológica, utilizando as técnicas de tinta acrílica sobre tela e crayon (pastel seco sobre papel miteinte preto). As percepções primárias da cultura são refletidas nas telas que premiam a diversidade de cores, a presença factual da cor preta, a lealdade à liberdade, a alegria e a religiosidade.

As linhas geométricas dos motivos encontrados nas Pêssankas são a base principal para o desenvolvimento das obras, preservando a variedade de traçados coloridos e a riqueza de significados. Raurício ressalta que “as Pêssankas são ovos com símbolos específicos, com imagens e geometria ricas em significado”. Pintados com técnica específica que utiliza cera de abelha, chama de vela e soluções pigmentadas, servem como presentes a parentes e amigos, especialmente na Páscoa. “É uma forma de mostrar-lhes apreço”, conclui o artista plástico.

Curiosidades retratadas em telas

A diversidade cultural do país, aliada à abordargem pouco recorrente em Perfis Ucranianos, é um convite a uma viagem elucidativa pelas obras de Rauricio Barbosa. Conheça um pouco desta história tão rica em curiosidades que será apresentada nas telas dispostas cronologicamente, desde os primeiros passos deste povo em território brasileiro.

Durante o mês de março até o término da Páscoa, em abril, quem visitar a sala O Arquipélago, no 1° andar do CCCEV, irá saber que a Ucrânia tornou-se um estado independente em 24 de agosto de 1991, finalizando séculos de dependência política e econômica da então antiga União Soviética e, anteriormente, do Principado de Kiev. Na cidade de Lvyv, por exemplo, poderia se imaginar um casal que nasceu na Áustria, cresceu na Alemanha, casou na Polônia, morreu na Ex-União Soviética e, hoje, jaz na Ucrânia, apesar de sempre terem morado na mesma cidade, sem nunca ter se mudado.

Também são abordadas nas telas temas como a religiosidade ortodoxa e greco-católica, cujos os preceitos são praticados pela maioria no país, bem como a simbologia da dança, como a Povzumetz e a Zaporojetz, que nos remetem aos cossacos camponeses.


Galoctotrofusa com motivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário