sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CCCEV sedia a V Mostra de Artes AMBEP - 2010

Entre os dias 20 e 28 de outubro, o CCCEV abre as portas para receber a V Mostra de Artes, evento proposto pela Ambep

A exposição apresenta nove obras de tema livre e quatro artistas representando a entidade: Elenara Freitas, Saionara Vargas, Carmem Seibert e Maria Walderes Carvalho. Em sua quinta edição, a mostra visa incentivar e valorizar a produção artística dos associados e beneficiários da Petros, através de um evento de cunho social, promovido pela Ambep (Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros) em Porto Alegre e com o apoio do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV).

O Café Monjolo, situado no 1° andar do CCCEV, será o espaço destinado ao evento. São três técnicas utilizadas pelas artistas: arte francesa, pastel seco e escultura. A primeira, apresentada por Saionara Vargas, consiste em duas obras inspiradas nas porcelanas chinesas, intitulada arte francesa, projeto com recortes de lâminas da mesma forma, em papel couche, que, sobrepostas em colagem, formam uma imagem tridimensional. A técnica foi desenvolvida primeiramente na Europa, no século XVII, e foi inspirada nas porcelanas chinesas.

Outras três criações utilizam a técnica de pastel seco, sendo uma delas escolhidas pela associação para a criação da arte gráfica do convite e banner da edição deste ano. “É o esfregaço do bastão de Pastel Seco nas mãos, que depois é transferido para o papel como suporte”, define Elenara Freitas, autora das obras. 

As esculturas são assinadas por Carmem Seibert e Maria Walderes Carvalho, com dois trabalhos cada, em vidro e pedra sabão respectivamente. As esculturas em vidro são produzidas sob uma temperatura de 300° Celsius, em forno elétrico especial. Maria explica como é feito o processo em pedra: “a partir da observação da pedra sabão, desbasto e retiro o material procurando valorizá-la. No concreto celular, planejo antes e só transfiro para o concreto, que pode receber massa corrida como acabamento”.

Na abertura do evento irá ocorrer a escolha pelo público presente de uma, das nove obras expostas, para representar Porto Alegre na Mostra Nacional da Ambep, que acontecerá no Rio de Janeiro. A visitação poderá ser feita de terças a sextas das 10h às 19h e sábados das 11h às 18h, com entrada franca.

O quê: V Mostra de Artes - 2010
Quando: de 20 a 28 de outubro
Onde: Café Monjolo, 1º andar do CCCEV, localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico
Realização: Ambep, Porto Alegre
Apoio: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário