quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CCCEV participa das comemorações da Semana Farroupilha com homenagem a Erico Verissimo


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo  (CCCEV)  participa das comemorações da Semana Farroupilha promovidas pela Assembleia Legislativa com a exposição “Erico Verissimo”,  em homenagem ao escritor. São 28 fotografias do escritor gaúcho, de autoria de Leonid Streliaev,  que compõem  o acervo do CCCEV  e  serão expostas em três espaços: Sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968), Novos Talentos e Galeria dos Municípios do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101). O acesso é gratuito, de 13 a 24 de setembro, na entrada do Parlamento, e de 13 a 30 de setembro, no Solar.

Além das fotografias do acervo do CCCEV, a mostra reúne fotos, citações e livros. Erico Verissimo nasceu em Cruz Alta, no dia 17 de dezembro de 1905, e viveu até 28 de novembro de 1975. Sua obra costuma ser dividida em três grupos: romance urbano, com destaque para “Caminhos Cruzados”; romance histórico, como os da trilogia “O Tempo e o Vento”; e romance político, a exemplo de “Incidente em Antares”. Ele fez sua iniciação nas letras pelas páginas de uma revista, na década de 1930, e foi o primeiro presidente da Associação Riograndense de Imprensa.

A programação oficial da Semana Farroupilha começa no dia 14, às 10h40, com o acendimento da Chama Crioula, no Recanto Gaúcho do Palácio Farroupilha. Em seguida,  acontece a abertura oficial das festividades, incluindo inaugurações das mostras, pois, além da exposição “Erico Verissimo”,  o público poderá conferir outra mostra, com reproduções de pinturas de Guido Mondin sobre a Guerra dos Farrapos, no Memorial do Legislativo (Rua Duque de Caxias, 1.029). Também no prédio histórico do Memorial, das 19h às 21h, a programação do dia encerra com um painel que reúne os historiadores Fábio Kuhn, Eloísa Ramos, César Guazelli e mediação do deputado Raul Carrion (PCdoB) e aborda a história republicana do Rio Grande do Sul.

Para o dia 15, está marcada uma sessão solene, a partir das 14h, no plenário da Assembleia, seguida de entrega de medalhas do Mérito Farroupilha. Serão condecorados Luis Fernando Verissimo (escritor), Belmiro Zaffari (empresário), Sirmar Antunes (ator), Norminha Duval (musicista), Maria Helena Martins (professora), Enio Roberto Dias dos Reis (empresário), Sérgio da Costa Franco (historiador), Alexandre Aimé Ernest Roche (professor), Airton Pimentel (compositor e cantor), Maria Luiza Benitez (cantora) e Lee Shing Wen (empresário).

 No dia 16 está prevista a interpretação da peça teatral “Negrinho do Pastoreio”, com montagem do Grupo Luz & Cena,  e  sessões às 9h30 e às 14h30, no Teatro Dante Barone. As festividades seguem no dia 17, com espetáculo musical tradicionalista, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone. O encerramento da  Semana  está agendado para  às  18h do dia 20, com o adormecimento da “Chama Crioula” no Recanto Gaúcho da Assembleia.




O que: Exposição “Erico Verissimo” – fotografias

Quem: de Leonid Streliaev – acervo do CCCEV

Quando: de 13 a 30 de setembro de 2010

Onde: Sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968), Novos Talentos e Galeria dos Municípios do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101), e Entrada do Parlamento da ALRS

Quanto:
Entrada Franca
Iniciativa e Realização: Assembleia Legislativa do RS

Apoio e Acervo: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário