quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os bastidores do futebol desconhecido será o tema de Brasil - Camisa Brasileira, exposição fotográfica de Gilberto Perin

Um ensaio fotográfico original, que traz o olhar inteiramente voltado para os bastidores do futebol, o universo que ninguém mais vê atualmente, é o tema de Brasil Camisa Brasileira, exposição de Gilberto Perin que inicia no dia 16 de junho em Porto Alegre, permanecento até 24 de julho, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 Centro Histórico, Porto Alegre RS Brasil).

Esse novo projeto fotográfico de Gilberto Perin (http://www.gilbertoperin.com/), no qual as 50 fotografias da mostra são parte integrante, inclui um livro de arte em grande formato, que será lançado ainda esse ano com cerca de 80 fotografias de seu trabalho desenvolvido durante três meses acompanhando o Grêmio Esportivo Brasil, da cidade Pelotas (RS - Brasil), na disputa pelo campeonato da Segunda Divisão do futebol gaúcho, em 2010. A exposição e o livro têm a curadoria e a edição do artista plástico Alfredo Aquino, texto do escritor Aldyr Garcia Schlee (no livro).

O fotógrafo Gilberto Perin se propôs a documentar os dramas humanos, as paixões, as emoções que os jogadores de futebol sentem quando estão nos vestiários – antes, durante e depois dos jogos - atualmente um espaço inatingível para torcedores e para a imprensa especializada.
 
“A inspiração veio dos tempos antigos, até algumas décadas atrás, quando, no intervalo e ao final do jogo, os repórteres transmitiam o som dos vestiários, diretamente com a emoção expressiva dos jogadores, falando após as vitórias ou as derrotas. E nos jornais dos dias seguintes, os fotógrafos revelavam a tensão e a felicidade de vitoriosos ou derrotados em seu local mais íntimo, o vestiário do futebol”.

Depois da negociação e autorizado pela direção do Grêmio Esportivo Brasil, Gilberto Perin registrou o ensaio fotográfico em jogos de cidades como Pelotas, Rio Grande, Camaquã e Livramento.

O curador da exposição, Alfredo Aquino, comenta sobre esse olhar do universo do trabalho (e das emoções) dos jogadores de futebol:
 
“É um ensaio fotográfico incomum, priorizando a estética, com o olhar voltado para os bastidores, não para o campo do jogo, não para a ação do fato esportivo. Tampouco sobre o futebol-mediático do mega-espetáculo televisivo e sim sobre os bastidores profundos e secretos do futebol mais popular e um tanto mais simples do que aquele que todos vêem na tevê - sobre os vestiários, sobre as carências do futebol da segunda divisão, sobre as limitações, os dramas humanos dos machucados, dos expulsos, os desconhecidos vestiários modestos e exíguios, sobre as crenças, as superstições, a religiosidade destes trabalhadores que transitam no semi-anonimato, longe dos holofotes do super-espetáculo”.

 


O que: ensaio fotográfico que traz o olhar inteiramente voltado para os bastidores do futebol, o universo que ninguém mais vê atualmente, é o tema de Brasil - Camisa Brasileira, exposição de Gilberto Perin.   
Quando: de 16 de junho a 24 de julho.
Onde: Sala O Arquipélago - 1º andar do CCCEV.
Quanto: entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário