quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O erudito e o popular no CCCEV

O erudito e o popular serão contemplados este final de semana no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), que será palco das apresentações do músico Bebeto Alves, no próximo dia 28, às 20h, e da Orquestra da Unisinos, às 11h do dia 29 de novembro. Patrocinadas pelo Grupo CEEE, as atrações integram a programação do 2º Festival do Centro Histórico e serão sediadas no Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do CCCEV. O músico e compositor Bebeto Alves, que nas últimas três décadas se tornou um dos maiores nomes da cultura gaúcha e um dos artistas mais conhecidos fora do Estado, irá apresentar clássicos de seu extenso repertório. Com mais de 20 discos gravados e músicas cantadas por ícones da MPB, como Ana Carolina, Tânia Alves, Belchior e Kleiton e Kledir, Bebeto lançou em 2008 o disco Devoragem, o qual lhe rendeu prêmios e elogios da crítica por todo o País. Com patrocínio do Grupo CEEE, Bebeto está elaborando um documentário sobre seu trabalho com reflexões acerca das origens culturais do RS, em parceria com a produtora de cinema Estação Elétrica. Bebeto Alves promete um show repleto de entusiasmo pelo Centro Histórico.



Bebeto Alves se apresentará sábado no CCCEV. Crédito: René Goya.


Em um programa diversificado, com obras do período barroco e do século XX, a Orquestra da Unisinos promete encantar o público com seu repertório, o qual incluirá obras dos compositores Georg Friedrich Händel (1685-1759), um dos ícones do barroco celebrizado por suas óperas e oratórios; Yasushi Akutagawa (1925-1989), maestro japonês influenciado por Igor Stravinsky e Sergei Prokofiev, e dos brasileiros Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Arthur Barbosa – compositor contemporâneo cujos trabalhos têm sido elogiados pela crítica especializada internacional e executados na Suíça, Áustria, Itália e Hungria. Patrocinado pelo Grupo CEEE, o espetáculo terá a participação da solista de canto Elisa Machado, graduada em Música pela UFRGS e preparadora vocal do Coral do SESC, que já atuou como solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Vencedora do Prêmio Açorianos de Música em 2005, a orquestra tem como regente titular e diretor artístico Evandro Matté, músico da Ospa com curso de aperfeiçoamento na Universidade de Georgia (Estados Unidos) e de especialização, no Conservatório Regional de Bordeaux (França).




Confira o repertório da Orquestra da Unisinos para o dia 29 de novembro:
Yasushi Akutagawa - Triptyque - 1° Movimento.
Georg Friedrich Händel - Ópera Giulio Cesare - Vadoro Puppile. Solista: Elisa Machado.
Radamés Gnatalli - Suite para Cordas - Abertura, Gavota, Aria, Minuetto, Giga.
Villa-Lobos - Prelúdio das Bachianas Brasileiras n° 4 e Melodia Sentimental. Solista: Elisa Machado.
Arthur Barbosa - Toada e Desafio.

O que: apresentações do músico Bebeto Alves, às 20h do dia 28 de novembro, e da Orquestra da Unisinos, às 11h do próximo dia 29.
Onde: Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.
Quanto: ingresso solidário (um agasalho ou um quilo de alimento não perecível).
Patrocínio: Grupo CEEE.
Apoio: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV).
Obs.: as atrações musicais integram a programação do 2º Festival do Centro Histórico de Porto Alegre.


“Participar de um evento desta natureza é uma beleza. Trata-se de um momento especial e de uma parceria que se afirma positivamente com o Grupo CEEE, com qualidade e estímulo no fazer cultural que enriquece a cena artística no sul do país”. (Bebeto Alves, músico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário