quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Livro sobre Plínio Bernhardt resgata a temática arquitetônica do artista

O legado material e imaterial do pintor, gravador, desenhista e professor Plínio Bernhardt (1927-2004) será reverenciado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), onde ocorrerá, no próximo dia 10, às 17h, o lançamento do livro Iconografia Sul-Riograndense de Plínio Bernhardt, com impressão patrocinada pelo Grupo CEEE e realizado pela equipe de produção do projeto e pelo CCCEV. Com 80 imagens selecionadas, sendo a maioria delas inéditas, a obra de 72 páginas engloba o acervo do artista, composto por obras que versam sobre edificações de valor histórico e arquitetônico, além da cultura e história do Rio Grande do sul, com destaque para as missões de São Miguel.

Um dos convidados a discorrer sobre a trajetória de Plínio é o arquiteto Maturino da Luz, que é professor titular do Centro Universitário Ritter dos Reis e atua principalmente nas áreas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e na América Latina e de conservação e restauração de edifícios e monumentos. Foram convidados a escrever, ainda, os arquitetos Ana Meira, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado (IPHAN-RS) e Carlos Fernando de Moura Delphim, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ao inaugurar sua nova sede na Rua Annes Dias, no ínicio da década de 60, o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS), fundado em 1948, havia aberto um novo espaço para a exposição de trabalhos de artistas gaúchos e foi neste contexto, de estreito relacionamento entre arquitetos e artistas plásticos, que Plínio legou uma série de obras envolvendo a paisagem urbana das cidades riograndenses e a Arquitetura.



A capa do livro: imagem de Ponte dos Açorianos. Óleo sobre tela, 46x55cm, assinada, 2000. Coleção particular.
Crédito: O projeto gráfico é de Marcos Lindenmayer sobre fotografia de Fernando Zago.

Os curadores do projeto, que inclui, até o momento, duas exposições e o lançamento do livro, são os artistas plásticos, Vinício Giacomelli e Círio Simon. A coordenadora geral é a viúva de Plínio, a museóloga Yvonne Bernhardt. No dia do lançamento, que será sediado no Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do CCCEV, haverá seminário sobre a obra com os curadores do projeto e os autores convidados - todos do círculo de amizades de Plínio. Os inscritos no seminário irão receber exemplares do livro. Gratuitas, as inscrições são efetuadas através do e-mail cultural@cccev.com.br e dos telefones (51) 3226-7974 e (51) 3226-5342. O CCCEV está localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico. A entrada é franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário