quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CCCEV participa do 2º Festival do Centro Histórico

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) integra a programação do 2º Festival do Centro Histórico com a exposição Viagem ao Centro da Luz e a mostra de filmes Recreio Ideal, A mostra integra a comemoração pelo aniversário de dez anos do Núcleo de Especiais da RBS TV. Celebração de caráter popular, que ocorre de 21 a 28 de novembro, a segunda edição do festival, cujo tema é A Magia do Centro Histórico, tem a proposta de envolver o bairro, neste período, com uma vasta programação cultural e de possibilitar, através da fruição dos espaços, um novo olhar sobre o lugar mais antigo da Capital do Rio Grande do Sul. A semana de celebrações engloba 17 dos 20 museus e centros culturais da região. A exibição Recreio Ideal traz em sua denominação uma homenagem a este antigo cinema porto-alegrense fundado em 1907 e que, nos idos das décadas de 10 e 20, tinha como proprietário o advogado Francisco Damasceno Ferreira (1875-1953), um dos visionários empresários da época que apostaram na Sétima Arte.

Realizada em parceria com o Núcleo de Especiais da RBS TV, a mostra Recreio Ideal engloba 21 filmes do Núcleo de Especiais da RBS TV com temática sobre o Centro Histórico e poderá ser conferida no 4º andar do CCCEV de 24 a 28 de novembro. As sessões farão referência aos horários das matinées, que aconteciam no período diurno, e das soirées, que ocorriam à noite, as quais eram intercaladas, no Cine Recreio Ideal, por apresentações de orquestras, cantores e teatro de revista. Proprietário da Cia. Damasceno Ferreira e representante da Cia. Cinematográfica Brasileira, Francisco detinha uma série de salas na cidade, a exemplo do Cine Avenida, localizado à Rua da Ladeira e inaugurado com filme Quo Vadis, e do Força e Luz – coincidência ou não homônimo do prédio que atualmente abriga o CCCEV e o MERGS. Um dado curioso é que o seu escritório de advocacia estava situado ao lado do Clube dos Caçadores, na Rua Nova (atual Andrade Neves). Neste período de cinema mudo, quando os artistas mais famosos da época eram Theda Bara, ícone da beleza vamp, Bela Hisperia, e Tulio Carminatti, Damasceno fundou, ainda, cinemas no interior do Estado, nas cidades de Pelotas, Caxias do Sul e Santa Maria.

Na reunião de apresentação do 2º Festival do Centro Histórico de Porto Alegre, realizada no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, no dia 11 de novembro, a engenheira civil e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (COMPAHC), Rita Chang, destacou a importância da iniciativa do CCCEV que, ao lado de outros participantes do projeto, irá contribuir para valorizar esta região que concentra cerca de 80% do patrimônio tombado da cidade. A denominação de bairro Centro foi alterada para Centro Histórico no início de 2008, por meio da Lei 10.364. O 2º Festival do Centro Histórico de Porto Alegre irá englobar eventos gastronômicos, circuitos culturais e desfile com trajes de época.


“O festival tem o intuito de consolidar a região como pólo turístico e cultural. É fantástica a participação do CCCEV e de outros centros culturais nesta comemoração. É importante para mostrarmos a variedade de opções oferecidas pelo bairro. Nós temos uma programação cultural capaz de encantar o turista o ano inteiro”. (Rita Chang, engenheira civil e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural - COMPAHC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário